22 de fev. de 2012


                                                                                     


FORA DE ORDEM


THE RITE OF STRINGS -  STANLEY CLARKE AL DI MEOLA JEAN-LUC PONTY
                                                                              
  
                                                                                 
 













Quando Stanley Clarke, Al Di Meola e Jean-Luc Ponty se juntaram para fazer esse disco, eles estavam em plena atividade em suas carreira solo. Stanley Clarke é um dos melhores e mais conhecidos baixistas de todos os tempos. Seu trabalho é extenso e ele já tocou ao lado das maiores figuras do Jazz-Fusion. Al Di Meola, pra mim um dos dez maiores guitarristas do mundo, também não fica atrás. Sua discografia é grande e ele é respeitadíssimo pelo que faz quando tem à mão um instrumento de cordas, seja violão ou guitarra. Vale a pena pesquisar a história desse instrumentista fora de série. O Jean-Luc Ponty é um violinista que dispensa comentários. Em atividade desde os meados dos anos sessenta, continua produzindo musica de primeira qualidade até hoje. Sua discografia é muito extensa e recheada com discos excelentes baseados na fusão do Jazz com o rock, sem falar dos grandes instrumentistas que o acompanharam ao longo desses anos todos. Só pesquisando pra ser ter uma idéia mais ampla. Então, quando três gênios se encontram, o que se pode esperar é música no mínimo, excelente. O The Rite Of Strings foi executado e produzido pelos três músicos e lançado no ano de 1995. Ao ouvir esse disco hoje, poderia se dizer que é um lançamento, tal a sua modernidade. Os caras fazem o que sabem com naturalidade e a gente se delicia com o melhor da musica de fusão. Fácil conferir. É só pegar o link. Acho que esse disco merece comentário. Vou esperar.


Zé Vicente

Link: http://www.filestube.com/2LdLadzSy9RNcFfwXgxj0s/Stanley-Clarke-Al-Di-Meola-Jean-Luc-Ponty-The-Rite-Of-Strings.html


FORA DE ORDEM

CARNAVAL NA OBRA  -  MUNDO LIVRE S. A.




Falou em Movimento Manguebeat, logo se lembra do saudoso Chico Science, sem dúvida a figura maior dessa importante manifestação cultural surgida na capital do estado de Pernambuco ainda dentro do século vinte e que se fixou como um dos mais importantes acontecimentos na musica e na cultura em geral, tanto que saiu do regionalismo e atingiu praticamente todo o país. Agora, o que não se pode esquecer é o outro mentor do manifesto que deu origem a tudo. Fred 04, que junto com Chico e Renato L. redigiram o “Caranguejos com Cérebro”, origem do Manguebeat. E a banda de Fred fez parte da fundação do movimento. O nome do grupo: Mundo Livre S. A. Tão importante quanto a Nação Zumbí, o Mundo Livre S. A. nos apresentou coisa nova. Ritmos e temas empolgantes e criatividade transbordando na nova música vinda do já tão rico e criativo nordeste brasileiro. Para mostrar o som dessa banda, escolhi o Carnaval na Obra de 1998 mais por amostragem, já que todos seus discos são bons e recomendáveis. Esse que aqui apresento, o terceiro, deve ser apreciado de ponta a ponta, pois é um trabalho de altíssima qualidade que ficará marcado na nossa cabeça e na história da musica brasileira. Não perca essa oportunidade. Se você já conhece, sabe do que estou falando, se não, a sua chance ta nesse link. Se quiser comentar depois, seja benvindo.

Zé Vicente

Link: http://www.4shared.com/zip/IPr6oMZH/Mundo_Livre_SA_-_Carnaval_Na_O.html

Nenhum comentário: