20 de jun. de 2012

PESSOAL

70 Anos

Não vou aqui chover no molhado, até porque, São Pedro já tratou de fazer isso nesses últimos dias. Passados dois dias da data em questão, vou homenagear Sir James Paul McCartney pelo seu aniversário de 70 anos. Esse inglês que nasceu em Liverpool em 1942, simplesmente dispensa comentários. O grupo que o projetou todos conhecem. Que ele é cantor, compositor, baixista, guitarrista, pianista, arranjador, produtor e ativista, qualquer pessoa sabe. Que ele é vegetariano e luta pelos direitos e pelo respeito no tratamento dos animais, também já é sabido. Que ele é o compositor de maior sucesso em todos os tempos no mundo e que colocou quase trinta músicas no primeiro lugar das principais paradas do planeta, todo mundo sabe. Que ele é a favor da educação musical, todos os músicos sabem. Que ele e outros três desconhecidos fundaram o grupo de maior sucesso no mundo, em 1960, já é do conhecimento de todos. Que sua carreira solo teve início em 1970 e continua até hoje, todos os meios de comunicação já informaram. Sobra o que pra mim? Quase nada. Então vou falar de mim. Tenho que fazer essa homenagem porque O Paul McCartney é um dos responsáveis diretos pelo meu interesse em ouvir boa música. Talvez, se não fosse por ele e seu grupo, eu fosse mais um nessa multidão de fãs da mediocridade que impera nos meios de comunicação do planeta. Em São Paulo, no final de 1963. perto de eu completar apenas oito anos de idade, um vizinho, que já naquela época tinha bom gosto musical, me chamou e mostrou um LP que acabara de comprar. The Beatles, Please, Please, Me. Pra mim, o começo de tudo. Era rock, mas não era qualquer rock. Era o nascimento de um estilo que mudaria não só a mim, mas o mundo todo e eu sou um privilegiado por ter acompanhado tudo desde o início. Isso é apenas pra se localizar no tempo. Não vou falar de Beatles agora. Eles terminaram em 1970 e então começou a carreira solo de nosso homenageado. Foram discos memoráveis, inúmeras tournés pelo mundo afora, e Paul continua até hoje a encantar platéias. Sua vida particular já foi revirada, já chegaram até a matá-lo, mas o velho continua aí, firme e forte, e hoje merece todas as homenagens possíveis. Estou ilustrando o texto com a capa do disco Flaming Pie, que foi lançado em 1997 e que não fez muito sucesso. Eu o comprei num sebo na Estação da Luz em São Paulo sem saber o conteúdo. Comprei porque era Paul McCartney e hoje é um dos meus discos favoritos desse excepcional artista. Aconselho a quem tem bom gosto a ouvir esse disco. Agradeço e dou parabéns a Paul McCartney, em nome de seus milhares de admiradores e agradeço pelos bons serviços prestados por ele à cultura mundial. God Bless You Paul !!!

(Divido esse texto com meu amigo Pedro José dos Santos (In Memoriam), um dos maiores fãs de Macca.









Zé Vicente

Um comentário:

Marcelo disse...

Parabéns Zezão! É um belíssimo texto e uma justíssima homenagem!