23 de dez. de 2012

DESTAQUE SOBRE RODAS
FORD MODELO T
 
 
 
 
 
 
 
O Ford Modelo T foi o responsável pela popularização do automóvel nos Estados Unidos e também em diversas outras partes do planeta, entre elas, Brasil, Argentina, Turquia e Etiópia. Foi desenvolvido a partir de 1903 e produzido entre os anos de 1908 e 1927, época em que atingiu a marca de mais de 15 milhões de unidades vendidas, recorde superado apenas pelo Fusca na década de 70. Foi o primeiro veículo a ser construído em uma linha de montagem e produzido em série, o que revolucionou a indústria automobilística e fez com que o modelo saísse por um custo muito menor que o de seus concorrentes, barateando o preço. No início, sua estrutura era feita de madeira e revestida com chapas de aço.
 
 
 
A fábrica no Brasil em 1922
 
 
Antes da adoção da cor preta, o carro foi fabricado em diversas cores
 
 
O painel de um T onde podem ser vistas as alavancas ou o "bigode"
 
 
Um T aguardando restauração
 
 
 
O carro possuía um motor de 17 cv de potência e um câmbio com duas marchas à frente e uma a ré, acionadas por meio de pedal, que proporcionavam ao T uma velocidade média de 75 Km/h. Foi produzido em diversas cores até 1914, quando passou a ser fabricado exclusivamente na cor preta, visando uma redução nos custos da produção. Sobre isso, Henry Ford, responsável pelo sucesso do automóvel, disse certa vez que o carro estava disponível em qualquer cor, desde que fosse preta. No Brasil, ficou conhecido como Ford Bigode, alusão às alavancas de ignição e aceleração em seu painel. Raro item de colecionador, este marco do início do século passado pode custar hoje em dia algo em torno de R$ 25.000,00, bem diferente do seu preço de lançamento, que era de US$ 850,00.
 
 
 
 
Lizzie, a modelo T dos filmes "Carros" 1 e 2
 
 
Um Hot Rod feito a partir de um T 1914
 
 
Marcelo

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