27 de jan. de 2013


CURIOSIDADE
O NÚMERO SETE







A criação da semana foi baseada pelos povos antigos nos sete astros conhecidos na época: o Sol, a Lua, Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno, e parte daí a explicação de alguns estudiosos para a vasta aparição desse numeral na história da humanidade, porém, não há nada de conclusivo sobre o misticismo que o envolve. Alguns o consideram o número da perfeição, outros citam a quantidade de vezes que ele aparece na Bíblia (só no Velho Testamento, ele aparece mais de duzentas e setenta vezes. No Novo Testamento, aparece mais de cinqüenta vezes, sendo trinta vezes só no Apocalipse) ou em elementos da natureza. A tentativa de interpretação de toda a mitologia que o cerca depende de cada um, mas não podemos negar que sua presença coincidentemente ou não em diversos aspectos o torna bastante curioso.




Os sete degraus da consciência




Alguns exemplos de sua aparição:

- 7 são os dias da semana; os mares; as virtudes; as pragas do Egito; as notas musicais; as cores do arco-íris; os dias para a criação do mundo; os pecados capitais; os palmos de uma sepultura; as Trombetas do Apocalipse; os algarismos romanos; os estados desafiados por Lampião; a soma dos lados opostos de um dado (1e6, 5e2, 3e4); as maravilhas do mundo; 7 pessoas fundaram o partido nazista; 7 Imperadores de Roma morreram assassinados; 7 foram as chagas de Cristo; sem falar nas sete vidas de um gato




Sete selos de São João - simbologia do Apocalipse



Os sete pilares do tabernáculo do Templo de Salomão 



Essa lista poderia ser ainda maior, tamanha a relação desse numeral com fatos da religião, ciência e história, entre outros. Até em músicas ele é citado por diversas vezes, como em “Os Números”, de Raul Seixas e “Canção Agalopada”, de Zé Ramalho.




Os sete chacras do Ioga




Marcelo

Nenhum comentário: