12 de jan. de 2014


BECO DA HISTÓRIA
 
 
 
Ontem, 11/01, Ariel Sharon, ex-premiê israelense faleceu aos 85 anos, após oito anos em estado de coma. Sharon esteve direta ou indiretamente envolvido no massacre ocorrido no Líbano em 1982, capítulo negro na história das batalhas entre judeus e palestinos. O post abaixo foi publicado em 2008 no blog Armazém, principal embrião do Papo de Esquina.
 
 
 
O MASSACRE DE SABRA E SHATILA
 
 
 
 
 


 
 
Após o holocausto causado pelos nazistas, reforçou-se a ideia do movimento sionista, que pregava que os judeus deveriam possuir um Estado nacional. Partindo daí, fundou-se em 1948, na Palestina, que era governada pelos ingleses, o Estado de Israel. O planejamento de criação desse Estado data desde 1922, mas não como um Estado soberano. Para os judeus, a Palestina é a terra prometida, contudo, a região já era ocupada por povos de cultura e tradição tão antigas quanto a deles, que não viram com bons olhos a invasão de seu território que, em sua grande maioria, são formados até hoje por pobres e analfabetos. Em 1948, após a proclamação do Estado de Israel, os ingleses se retiraram e, imediatamente, Israel foi atacado pelo Egito, o Iraque, a Jordânia, o Líbano e a Síria, que foram derrotados em poucos meses. Após tal derrota milhares de palestinos tiveram que abandonar a região e foram exilados. Assim nascia outro drama: o dos refugiados palestinos.
 
 
O Líbano, que sempre despertou interesse entre os sionistas, foi invadido por Israel em 1982. Com a invasão, a responsabilidade pela proteção e integridade dos civis libaneses passou a ser de Israel e grande parte dos refugiados palestinos foi concentrada nos campos de Sabra e Shatila, na periferia de Beirute.  O Ministro da Defesa de Israel, na época, era Ariel Sharon.
 
 
 
 
Imagem que captura o campo de refugiados horas depois do ataque
 
 
 
 
Na noite de 16 para 17 de setembro de 1982, milicianos cristãos maronitas, contrários às massas árabes muçulmanas e que haviam feito aliança com Israel, invadiram os campos de Sabra e Shatila e massacraram milhares de pessoas, sendo que no início do massacre a maioria foi morta a facadas, silenciosamente. Tal incidente durou por volta de 40 horas e, dependendo da fonte de informação, estimasse que o número de mortos varie entre 800 a 3.500 pessoas. As primeiras notícias do massacre causaram uma onda de indignação mundial e tropas da ONU foram encaminhadas para Beirute, com o fim de proteger os campos de refugiados. Ariel Sharon negou qualquer envolvimento israelense com o fato, contudo, foi demitido do cargo de Ministro da Defesa e pedido o seu banimento da vida pública na época. Até hoje paira a dúvida quanto ao fato da participação ou não dos israelenses, o que não deixa dúvida é de que se tratou de um ato terrorista de extrema covardia e violência contra civis, um verdadeiro crime de guerra que não deve ser esquecido e não deveria jamais ser repetido.
 
 
 
Marcelo
 

Nenhum comentário: