24 de jun. de 2014


LENDAS, MITOS & AFINS

AFRODITE, A DEUSA DO AMOR E DO SEXO

 
 

  
 

Afrodite é a deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Existem duas versões sobre sua origem. Numa delas, teria nascido da união de Zeus e da ninfa Dione, na outra, seria filha de Urano, que ao ter seu órgão sexual cortado e atirado ao mar pelo seu filho Cronos durante a Titanomaquia (batalha entre deuses e titãs) fecundou as ondas e criou a deusa. No Olimpo, Afrodite é uma das divindades mais poderosas, pois tanto deuses quanto homens são suscetíveis à paixão e aos anseios representados por ela. Representa também a doçura da paixão, a languidez dos desejos, a entrega dos corpos, o torpor e o prazer insaciável do sexo. Sendo a mais bela, atraía para si a atenção dos outros deuses, além de extremamente voluntariosa e insensata, o que obrigou Zeus a casá-la com Hefesto, o deus feio e coxo da forja e do ferro, a quem traiu inúmeras vezes com outras divindades e também com mortais.
 


 
 Cavallo di TroiaAutore: Mignon, Jean (attribuito) (notizie 1535 ca.-1555 ca.)


 
Foi diretamente responsável pela Guerra de Tróia, já que foi ela quem prometeu Helena, mulher comprometida com o rei Menelau ao príncipe Páris, principal motivo da batalha. Chegou a ter vários filhos, entre eles Enéias, importante herói da citada guerra. Na mitologia romana é conhecida como Vênus. Na antiguidade foi cultuada como a deusa das prostitutas. O mito de Afrodite sempre despertou o fascínio das pessoas, suas lendas estão entre as mais difundidas da literatura greco-romana, além de serem largamente exploradas nas artes.
 
 
 
O nascimento da Vênus, de Sandro Botticelli (1483 - têmpera dobre tela, 172.5 cm × 278.5 cm, Galleria degli Uffizi, Florença), a mais famosa representação de Afrodite

 

Marcelo

Nenhum comentário: