26 de set. de 2013


BECO DA HISTÓRIA
A CRIAÇÃO DO JOGO DO BICHO

 

 


 

O famoso “Jogo do Bicho” foi criado em 1892 pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro. No início, a intenção por trás da ideia era nobre: o barão desejava atrair um número maior de visitantes e compensar a perda financeira havida com o fim da ajuda prestada pelo Imperador. Para alimentar a fauna, Drummond mandou imprimir a figura de vinte e cinco bichos nos ingressos do zoológico. No final da tarde de cada dia sorteava um animal e os donos da figura sorteada recebiam vinte vezes o valor do ingresso (ou vinte mil réis).
 
 
 
Barão João Batista Drummond
 
 
 
Bilhete de entrada do Zoológico de Santa Isabel, com o qual se fazia o jogo do bicho. Reprodução fotográfica MIS
 
 
 
No início, todo visitante concorria com apenas um bilhete, mas a partir de 1894, cada apostador podia comprar quantos bilhetes quisesse. Daquele ano em diante, o jogo do bicho deixou de ser um simples sorteio e se transformou em jogo de azar. Para combater as apostas, que se tornaram mania em toda a cidade, a Prefeitura impediu o sorteio, contudo, tal atitude fortaleceu ainda mais a jogatina, que se mantem até os dias atuais, criminalizada em 1946. Mesmo com a proibição, o barão Drummond trabalhou com o jogo do bicho até a sua morte, em 1897.



Cartaz de 1920: o jogo ainda não era crime



"A empresa do Jardim Zoológico realizou ontem um magnífico passeio campestre ao seu importante estabelecimento, situado no pitoresco bairro de Vila Isabel... faz honra ao seu fundador, a empresa organizou um prêmio diário que consiste em tirar à sorte dentre 25 animais do Jardim Zoológico o nome de um, que será encerrado em uma caixa de madeira às 7 horas da manhã e aberto às 5 horas da tarde, para ser exposto ao público. Cada portador de entrada com bilhete que tiver o animal figurado tem o prêmio de 20$. Realizou-se ontem o 1º sorteio, recaindo o prêmio no Avestruz, que deu uma recheiada poule de 460$000...Às 9 horas voltaram os convidados, pessoas de alta distinção, penhorados todos à gentileza do sr. barão de Drummond e seus dignos auxiliares. Foi uma festa esplêndida."

Trechos do Jornal do Brasil, 4 de julho de 1892.
 




Marcelo

22 de set. de 2013

GALERIA DAS ARTES
VAN GOGH - LA MAISON DE LA CRAU (THE OLD MILL)
 
 
 
 
 
 
 
Vincent van Gogh - La Maison de La Crau (The Old Mill) - 1888 - óleo sobre tela, 64,5 x 54 cm, Albright-Knox Art Gallery, Buffalo, NY
 
 
 
 
Marcelo
HUMOR










Marcelo

19 de set. de 2013


+ 1 VIDEO

BRUCE SPRINGSTEEN – SOCIEDADE ALTERNATIVA


 

 

Durante sua apresentação ocorrida ontem (18/09) em São Paulo, o “Boss” Bruce Springsteen no mais puro momento “Toca Raul” mandou um cover de Sociedade Alternativa. Surreal!

 

Marcelo

16 de set. de 2013

FOTOS & FATOS
A SÃO PAULO DE OUTRAS ÉPOCAS - PARTE II




Vista do Largo São Bento


Patriarca, década de 70


Av. Rangel Pestana, década de 50



Marcelo

15 de set. de 2013

CARTUNS, CHARGES & AFINS




Por Marceleza Ilustrador

Por Ral




Marcelo
CARICATURAS





Zé Ramalho, por Estacio Malamem



Lenine, por Tiago Hoisel




Marcelo

13 de set. de 2013


CURIOSIDADE
SEXTA-FEIRA 13: PARA MUITOS, O DIA DO AZAR
 
 
 
 
 
 
 
 
Para os supersticiosos, a sexta-feira 13 é o dia do azar. Alguns fatos que a história conta: 13 era o número de pessoas que estavam presentes à Última Ceia, refeição que Jesus teria feito antes da crucificação. No Tarô, a décima terceira carta representa a morte. Na mitologia nórdica, duas lendas envolvem o número 13 – a primeira conta que em uma festa na morada dos deuses foi dado um banquete para 12 divindades, mas Loki, espírito do mal e da discórdia, que não teria sido convidado, apareceu para criar um desentendimento entre os deuses. Durante uma briga, o deus Balder, favorito entre as divindades, teria morrido. Outra lenda escandinava diz que Friga, deusa do amor e da beleza, teria se transformado em uma bruxa após a conversão dos nórdicos ao cristianismo. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio. Juntos, os 13 ficaram lançando feitiços sobre os novos cristãos do alto de uma montanha. A sexta-feira também ficou conhecida por ser o dia das execuções oficiais. Na Inglaterra era esse o dia em que os prisioneiros eram enforcados. A Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV da França numa sexta 13. No Brasil, o abominável AI-5, que nos anos da ditadura ampliava o poder dos militares, foi anunciado também numa sexta-feira 13.
 
Marcelo
 
 
 
 

9 de set. de 2013


NOTA


 
 

 

Apenas seis meses após o falecimento do vocalista Chorão, outro integrante da banda Charlie Brown Jr. foi encontrado morto no início da madrugada desta segunda-feira. Aparentemente, o baixista Champignon também atentou contra a própria vida e morreu vítima de um disparo de arma de fogo em seu apartamento, onde estava acompanhado de sua esposa grávida de cinco meses. Há pouco mais de quatro meses, Peu Souza, outro músico que trabalhou com Champignon no projeto Nove Mil Anjos, suicidou-se após uma discussão com sua mulher. Atualmente, Champignon liderava o projeto A Banca, grupo formado por remanescentes do Charlie Brown Jr. Ele tinha 35 anos.

 

Marcelo