31 de jul. de 2014


LENDAS, MITOS & AFINS

TÂNTALO – “TÃO PERTO, TÃO LONGE”

 

 


 


Tântalo foi um dos reis da Frígia, região onde hoje se localiza a Turquia, famosa por seus reis lendários que povoaram a mitologia grega, como por exemplo, Midas. Era filho de Zeus e da ninfa Plota (numa outra versão seria filho do rei Tmolo, deus das montanhas). Teve três filhos, Níobe, Dascilo e Pélope. Por ser descendente do maior dos deuses, era recebido no Olimpo. Se julgando grandioso, resolveu fazer uma oferenda às divindades e no lugar de manjares, néctares e ambrosias, serviu a carne de seu filho Pélope, a quem havia matado e esquartejado. Somente a deusa Deméter, que se encontrava desgostosa e distraída por causa da perda de sua filha Perséfone, que se tornara companheira de Hades, comeu um pedaço do ombro da vítima, sem perceber o ocorrido. Os outros deuses, indignados com a atitude de Tântalo, trouxeram Pélope de volta à vida, restaurando seu ombro com uma peça de marfim. Como castigo à sua ousadia, Tântalo foi lançado ao Tártaro (mundo inferior, algo como nossa ideia de inferno), onde, num vale abundante, foi sentenciado a não poder saciar sua fome e sua sede. Mesmo mergulhado na água, ao tentar bebê-la, essa se esvaia e ao tentar colher um fruto, esse se tornava inalcançável. Vem daí a expressão “suplício de Tântalo”, que representa o sofrimento daquele que deseja algo aparentemente próximo, mas inatingível, como bem diz o ditado popular “Tão perto, tão longe”.



 
 
 
 

Marcelo

27 de jul. de 2014


ERRARAM NA CAPA

SWEET – DESOLATION BOULEVARD (1974)

 

 


 

Para quem gosta de glam rock ou de um hard mais festeiro, o Sweet é uma excelente pedida. Em 1974, lançaram um dos seus discos mais representativos, intitulado ‘Desolation Boulevard’. Como era comum naquela época, foram lançadas duas versões, a americana e a europeia, com diferenças consideráveis no tracklist. Contudo, ambas trazem o hit Fox on the Run, para a alegria dos seguidores da banda. Quanto à capa, as versões são praticamente idênticas, com pequenas diferenças principalmente no logotipo da banda. A fotografia de fundo foi tirada na Las Vegas Boulevard, Nevada, no início dos anos 70. Já a banda foi capturada na entrada de um clube de rock chamado ‘The Central’, localizado na Sunset Boulevard, em West Hollywood. O problema está na junção das duas fotos, um trabalho de montagem tosco e de um resultado final confuso. Porque não tiraram uma simples fotografia da banda numa calçada ou no meio da rua? E porque a âncora falsa na blusa do falecido vocalista Brian Connolly e o guarda-chuva invertido no peito do baixista Steve Priest? Visualmente, a capa do álbum é uma tragédia, com informações exageradas que não o tornam nada atrativo. Por ser um bom disco e ter a importância que tem na carreira do Sweet, sem dúvida alguma a capa de ‘Desolation Boulevard’ merecia um tratamento melhor.

 

 
A versão inglesa

 

Marcelo

25 de jul. de 2014


LANÇAMENTO COMENTADO

JUDAS PRIEST / LINKIN PARK

 

 




JUDAS PRIEST – REDEEMER OF SOULS (2014)

 


 
É fato que os grandes nomes do rock não reviverão mais seus melhores dias. Basta ouvirmos o que bandas como Iron Maiden, Kiss, AC/DC, Black Sabbath, entre outros, vêm nos mostrando em seus últimos trabalhos. Também é fato que tais lançamentos não são de todo mal, alguns são medianos e aceitáveis. E dentro desse contexto se encaixa ‘Redeemer of Souls’, mais novo álbum do Judas Priest. Depois do conceitual e fraco ‘Nostradamus’ (2008), a banda optou por arranjos mais tradicionais, por músicas mais curtas e cruas e claramente buscou referências em seu passado, o que rendeu um bom resultado. Talvez impulsionados pela entrada do guitarrista Richie Faulkner, o Priest demonstra um novo fôlego e certa coerência com o som apresentado no relevante ‘Angel of Retribution’ (2005), que marcou a volta de Rob Halford aos vocais. Em suma, é um bom disco, que não deve ser ignorado, porém distante anos-luz da melhor fase do grupo. Destaque para as faixas Dragonaut, March of the Damned, Crossfire, Battle Cry e Beginning of the End.

 

 

LINKIN PARK – THE HUNTING PARTY (2014)

 

 
 
Se excluirmos ‘Minutes to Midnight’ (2007) e o conceitual ‘A Thousand Suns’ (2010), momentos de maior experimentalismo dentro da proposta sonora apresentada pelo Linkin Park, o restante da carreira soa quase de forma uníssona. E em ‘The Hunting Party’ não é diferente, uma vez que a própria banda já havia assumido uma ‘volta às raízes’. De forma previsível, a fórmula apresentada desde ‘Hybrid Theory’ (2000) continua presente com a mistura de rock/hardcore e rap. Há algumas participações especiais, entre elas a de Tom Morello (Rage Against The Machine), que de forma discreta não acrescentam muito ao resultado final. Para quem acompanha a carreira do grupo californiano, ‘The Hunting Party’ é um disco fácil de ser assimilado já na primeira audição, que não traz nada de inovador ou surpreendente, mas que cumpre bem seu papel. Destaque para Keys to the Kingdom, Guilty of the Same, War, Until It’s Gone, Rebellion e Final Masquerade.

 

Marcelo

GALERIA DAS ARTES

SCUOLA DI ATENE

 

 
Clique na imagem para ampliar

 

A Scuola di Atene é uma das mais famosas obras do artista renascentista Raffaello Sanzio, ou Rafael. Trata-se de um afresco pintado entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura, Palácio Apostólico, sob encomenda do Vaticano e representa a Academia de Atenas. Mede 500 cm x 700 cm e é um dos painéis que compõem um grupo de quatro afrescos que retratam ramos distintos do conhecimento. Na obra, segundo especulações, alguns grandes nomes principalmente da filosofia estão representados, entre eles, Platão, Aristóteles, Sócrates, Pitágoras, Euclides, Ptolomeu, Zoroastro e Diógenes. Uma curiosidade: o álbum ‘Use Your Illuison’, do Guns N’ Roses, traz em sua capa parte da obra de Rafael.

 

 
A figura que aparece em Use Your Illusion, disco do Guns N' Roses

 

Marcelo

HUMOR
 
 

 
 
 
Marcelo







MUSAS DO ESQUINA

GISELLE ITIÉ

 

 


 
 
A atriz Giselle Itié nasceu no México, em 1981. Filha de pai mexicano e mãe brasileira, veio para o Brasil ainda criança, após sua família sofrer as consequências do terremoto que assolou aquele país em 1985. Aos 15 anos voltou à sua terra natal e lá iniciou o curso de teatro da Televisa, principal emissora da terra da tequila. Sua carreira como atriz é relativamente curta, já que teve início somente em 2001, quando começou a trabalhar em pequenos papéis para a televisão.  Desde então, já participou de mais de vinte produções, que incluem o quadro Dança no Gelo, do apresentador Fausto Silva, onde Giselle sofreu um acidente que lhe rendeu um traumatismo craniano leve. Também já atuou em nove longas para o cinema, contando o filme ‘Os Mercenários’, franquia de Sylvester Stallone e a produção chilena ‘Cauleche’. Atualmente é contratada como apresentadora na Rede Record. Giselle tem os traços fortes e característicos da mulher latino-americana, o que lhe proporciona uma beleza exótica e sensual.

 

 











 

Marcelo

17 de jul. de 2014


NOTA

R.I.P. JOHNNY WINTER - *23/O2/1944 +16/07/2014

 

 


 

Marcelo

13 de jul. de 2014


IMAGENS EM DESTAQUE
 


 
06/07/14 - Um trem da BNSF Railway que transportava componentes para a Boing, descarrilou em Montana, EUA, derrubando três fuselagens nas margens do rio Clark Fork. Não houve feridos
 
10/07/14 - Gotas d'água refletem imagens de girassóis às margens do rio Boyang, na província de Jiangxi, na China
 
10/07/14 - O toureiro espanhol Iván Fandiño leva uma chifrada durante uma apresentação na arena de Pamplona, na Espanha

 
 

Marcelo  

COPA 2014

O TROFÉU FICA NA EUROPA

  

 


Venceu o futebol objetivo! Alemanha conquista quarto título mundial após 24 anos e mantém a hegemonia do futebol europeu.

 

Marcelo  

11 de jul. de 2014


CARTUNS, CHARGES & AFINS

O legado da Copa
 

 



 

Marcelo

10 de jul. de 2014


UM POUCO MAIS DE MÚSICA

OS 35 ANOS DO WALKMAN

 

 
À esquerda, o TPS-L2, primeiro modelo do Walkman. Ao lado, algumas outras versões



 
No início do mês, o Walkman completou 35 anos. As gerações mais novas certamente não têm noção da importância desse toca-fitas portátil lançado pela Sony em 1979, uma verdadeira revolução que tornou-se febre nos anos 80 e 90. Item de desejo ou companheiro fiel, antes dele só se ouvia fita K-7 (a mídia mais popular da época) em casa ou no carro. Com seu advento tornou-se possível caminhar mundo afora ouvindo sua própria seleção musical, algo tão comum hoje em dia mas uma novidade sem precedentes até então. A ideia original partiu de um desejo pessoal de um dos donos da Sony, Masaru Ibuka, que solicitou o desenvolvimento de um aparelho onde ele pudesse ouvir suas óperas e músicas clássicas durante suas constantes viagens de avião. O resultado agradou tanto que Ibuka sugeriu seu lançamento comercial. O primeiro modelo foi o TPS-L2, que chegou às lojas japonesas em 1º de julho de 1979 e que custava em média uns mil reais em valores atuais. Funcionavam com duas pilhas tipo AA e possuíam autonomia de 2h e 30 min em média. O tempo passou, novas mídias e novos aparelhos surgiram, mas não há dúvida - aquele que conheceu o Walkman jamais o esquecerá.

  

Marcelo

9 de jul. de 2014


BECO DA HISTÓRIA

CENTENÁRIO DA PRIMEIRA GRANDE GUERRA
 
 
 
Balkan Troubles - Leonard Raven-Hill - Domínio público
 
 
No dia 28 de junho pp., completaram-se 100 anos que um militante nacionalista da Sérvia apoiado pelo grupo extremista ‘Mão Negra’ assassinou Franz Ferdinand, herdeiro do trono do império da Áustria-Hungria em represália à ocupação de territórios disputados por ambos os Estados. Este foi o estopim que deflagrou a Primeira Guerra Mundial. De agosto de 1914 até novembro de 1918, mais de quinze milhões de pessoas morreram no conflito, monarquias europeias, entre elas a da Alemanha, foram derrubadas, o mapa da Europa e do Oriente Médio foram redesenhados com o surgimento de novas nações, houve um acentuado aumento do desemprego no continente europeu e os Estados Unidos se tornou a nação mais rica do planeta, entre outras consequências. A série de fotografias abaixo retrata momentos desse capítulo negro da história.
 
 
Gavrilo Princip e sua vítima, o arquiduque Franz Ferdinand

Soldados belgas com suas bicicletas, Boulogne, França, 1914

Um padre abençoa um avião (recém inventado) na Frente Ocidental, 1915

Soldados alemães celebram o Natal - 1914

Frota japonesa na costa da China, em 1914. O Japão apoiou o Reino Unido

A Frente Salonica, tropas indianas com máscaras de gás

Navio de guerra  francês Bouvet, no Mar Mediterrâneo, em 1915

Soldados britânicos em suas motocicletas - Império Otomano - 1915

As bombas 'Pill box demolishers' sendo descarregadas na Frente Ocidental. Pesavam 635,03 Kg e abriam uma cratera com 13,72 m de diâmetro

Highlanders, soldados do Reino Unido, carregam sacos de areia até o front em 1916

Artilharia britânica bombardeia posições alemãs na Frente Ocidental

Soldados americanos, membros da 117ª  bateria de morteiros de trincheiras

Soldados franceses, alguns feridos, na tomada de Courcelles, França, junho de 1918

Soldados alemães praticam com um lança-chamas, abril de 1917

A coluna de munição alemã, homens e cavalos equipados com máscaras de gás, atravessam campo contaminado, em junho de 1918

Membros da Cruz Vermelha alemã

O USS Nebraska, navio de guerra da marinha americana e sua camuflagem ‘Dazzle’, que foi amplamente utilizada sendo projetada para dificultar que o inimigo estimasse o alcance, título ou velocidade de um navio

Vista de aviões biplanos voando em formação, entre 1914 e 1918
 
 
 
Marcelo