29 de fev. de 2016

CINEMA & VIDEO
OSCAR 2016 – SURPRESA EM LOS ANGELES, GAFE NO RIO
 
 

 
Aconteceu na noite de ontem (28) a 88ª cerimônia de entrega do Oscar, produzida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA. Como o cinema sempre foi destaque aqui no Papo de Esquina, sinto-me à vontade para fazer alguns breves comentários, mesmo não passando de um simples espectador e não mais que isso. Sendo assim, destaco cinco momentos: “Spotlight: Segredos Revelados” desbancou os maiores favoritos e foi eleito o melhor filme de 2015, Sylvester Stallone não recebeu seu primeiro Oscar, “Mad Max: Estrada da Fúria” foi o maior vencedor da noite, mesmo não levando o maior prêmio, o soturno “Ex-Machina: Instinto Artificial“ desbancou “Star Wars – O Despertar da Força“ na categoria melhores efeitos visuais e finalmente, Leonardo DiCaprio foi premiado com a cobiçada estatueta.
 
 
Spotlight, a equipe investigativa do The Boston Globe
 
“Spotlight: Segredos Revelados” é realmente um bom filme baseado em uma história real sobre a investigação de um grupo de jornalistas de Boston sobre casos de abusos de crianças envolvendo a Igreja Católica, contudo, por se tratar de um drama onde cenas de grande impacto visual, perseguições, explosões, tiroteios, fugas e efeitos especiais espetaculares  são totalmente descartadas, realmente surpreendente o filme desbancar produções como “Mad Max: Estrada da Fúria”, “Perdido em Marte” e “O Regresso”.
 
 
Rocky Balboa treina o filho de Apollo Creed
 
Outro momento surpreendente foi a não premiação de Sylvester Stallone, dada como certa. O ator de 69 anos foi indicado na categoria de melhor ator coadjuvante por “Creed – Nascido para Lutar“, onde ele interpreta pela oitava vez Rock Balboa. Do alto da minha pequenez, imagino que a Academia perdeu a grande oportunidade de premiar o ator em vida e atuando e não com aquele Oscar do tipo “conjunto da obra”, afinal Stallone é (e há muitas décadas) responsável por arrecadações milionárias que, direta ou indiretamente, financiam e mantêm viva a máquina do cinema americano.
 
 
Ava

Uma única robô desbanca toda a horda de Star Wars

 
O denso filme inglês “Ex-Machina: Instinto Artificial” recebeu o Oscar de melhores efeitos visuais desbancando “Star Wars – O Despertar da Força”. No mínimo surpreendente, para não utilizar outro termo. Todo o enredo se passa num complexo superprotegido onde foi desenvolvida a robô Ava. Sendo bem realista, os efeitos especiais utilizados para dar vida à personagem são impressionantes, porém, é isso e somente isso. Daí ser também impressionante o filme desbancar uma superprodução como “Star Wars – O Despertar da Força”. Quem acabou levando, mas não ganhando foi “Mad Max: Estrada da Fúria”, filme consagrado com 6 estatuetas, mas que não conquistou o prêmio mais cobiçado: o de melhor filme. E por último, o "tiro certo" da noite foi a enfim premiação de Leonardo DiCaprio como melhor ator por sua atuação em "O Regresso". O roteiro do filme realmente exigiu muito do ator que no longa interpreta um caçador americano em terras indígenas no século XIX, principalmente depois de sua já famosa luta com um urso furioso. A premiação foi muito comemorada na internet e nas redes sociais.
 
 
Mad Max
Leonardo DiCaprio em "O Regresso"
 
 
Já no Rio de Janeiro, a atriz Glória Pires, convidada para fazer os comentários da transmissão do evento, deu um show de desinteresse, desinformação, má vontade e tédio. Monossilábica e lacônica parecia não estar presente, além de assumir que não assistiu a maioria das produções que concorriam em LA. Críticas à atuação de Glória Pires inundaram as redes sociais, fazendo, inclusive, com que a própria se manifestasse a respeito, dizendo ter achado engraçado a repercussão e os “memes” criados.  
 
 

 
Marcelo

Um comentário:

Márcio Silva disse...

Não ter premiado o Stallone realmente foi um grande erro!
Enquanto a Glória fica a impressão que muitos dos atores globais não são nada sem um bom texto por trás, demonstra apenas o vazio que existe na maioria deles, e que estão longe dos pedestais apresentados por anos a fio...!