FORA DE ORDEM
SGT. PEPPERS - BIG DADDY
São incontáveis as homenagens feitas ao quarteto mais famoso da história da música ao longo de todos esses anos desde antes do grupo se desfazer. São canções isoladas ou discos inteiros, cantados ou tocados das mais variadas formas, por diversos cantores, cantoras, grupos vocais, instrumentais, quartetos, orquestras, etc...
Ouví vários desses trabalhos, todos bem executados e agradáveis aos ouvidos, fato comum nas músicas dos rapazes de Liverpool, mas este em particular me chamou a atenção. O grupo inglês Big Daddy resolveu dar uma roupagem bem particular ao disco mais famoso dos Beatles, o Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band de 1967, trazendo suas músicas para o estilo rockabilly, que fez muito sucesso nos anos 50, principalmente nos Estados Unidos, país grande consumidor de discos. As músicas seguem a ordem do original, cada uma com seu novo arranjo, porém, sem perder sua originalidade, fato este que dá ao disco Sgt. Peppers um destaque especial. Não é apenas um disco para ser tocado em festinhas de época e sim para ser ouvido com atenção e respeito pelo cuidado que a banda teve em preservar essa obra tão conceituada e cultuada pelos fãs do mundo inteiro. Não é a primeira vez que fazem essa releitura, mas na minha opinião, o Big Daddy fez a melhor.
O disco foi lançado em 1992 e não pode ser datado por se tratar de um estilo musical de mais de 50 anos atrás. Quem é fã dos Beatles pode comparar, quem ainda não é pode ficar curioso pra saber a diferença. O link está aí. É pagar pra ver e se possível fazer um comentário.
Zé Vicente
FORA DE ORDEM
VOCÊ NÃO SABE DA MISSA UM TERÇO - QUEROSENE JACARÉ
Vou passar aqui a minha impressão sobre esse grupo pernambucano pelo que eu ouvi, até porque não se encontra muitos comentários a respeito do rock que fazem fora do eixo Rio-São Paulo. Ainda mais o nordestino, que naturalmente já sofre do mau e velho preconceito não apenas na música. Se até os grandes astros dessa região sofrem, imaginem quem ainda está buscando seu lugar. O Querosene Jacaré tem dois discos lançados (Entre os dois tem um tributo em 1999). Este é o primeiro, que saiu em 1997. É mais cru e mal produzido que o segundo de 2001, mas está justamente aí a diferença. Enquanto no segundo trabalho já se pensou mais no acabamento, neste Você Não Sabe Da Missa Um Terço, se percebe mais liberdade na criação e mais desenvoltura e raça. Essencialmente, é um grupo de rock. Mistura funk, repente e hardcore, mas, do repente vai ao rock, e fica gostoso de ouvir, ainda mais se você tiver alguma ligação com o nordeste. Fica mais fácil de entender o trabalho de Alfaia, o cantor, Tonca, o guitarrista, Gordinho, o baixista, Cinval, o percussionista e Adelson Luna, o baterista. Esses pernambucanos que certamente merecem a nossa atenção. Tem um link pra você baixar o disco, e um espaço para comentar no blog. É uma troca de idéias e mais um trabalho pra conhecer.
Zé Vicente