12 de dez. de 2011

CURIOSIDADE

ALGUNS DOS MAIS RICOS NAUFRÁGIOS DA COSTA BRASILEIRA










“Navegando” pela Internet encontrei estes dados bastante curiosos - os mais valiosos naufrágios ocorridos em águas brasileiras:



SANTA CLARA – levava ouro e prata de Portugal para a Índia, naufragou ao fazer escala no Brasil. Acredita-se que está próximo a Arembepe, na Bahia e não existe um valor estimado para sua valiosa carga. Segundo relatos da época, tripulantes morreram afogados ao tentar nadar com os bolsos cheios de ouro.



RAINHA DOS ANJOS – Vindo de Macau, naufragou em 1722. Trazia presentes da corte chinesa para o Papa e para o Rei de Portugal. Acredita-se que está na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro e sua carga está avaliada em aproximadamente 450 mil dólares.



SANTA ROSA – Explodiu em 1726, carregando um quarto da produção anual de ouro do Brasil. É um dos mais ricos naufrágios do mundo ainda não localizados. Acredita-se que está próximo ao litoral pernambucano, com uma carga de quatro toneladas de ouro.



PRINCE – Viajava com destino à Índia e naufragou em 1752. Acredita-se que está entre Pernambuco e Rio Grande do Norte. Sua carga está avaliada em aproximadamente 5 milhões de libras.



MADAGASCAR – Afundou em 1853, quando retornava da Austrália. Acredita-se que está próximo a Bragança, no Pará, porém, alguns estudiosos creem que ele está no lado oposto do nosso país, na costa gaúcha, com uma carga de aproximadamente 1020 toneladas de ouro.








Marcelo (Nessas condições, fôlego eu tenho para procurá-los, mesmo não sabendo nadar!)


Um comentário:

Márcio Silva disse...

É engraçado que com a tecnologia existente hoje em dia ainda há embarcações não encontradas no fundo do mar e com tanto dinheiro, fato curioso!