DESTAQUE SOBRE RODAS
FORD MODELO T
O Ford Modelo T foi o
responsável pela popularização do automóvel nos Estados Unidos e também em diversas
outras partes do planeta, entre elas, Brasil, Argentina, Turquia e Etiópia. Foi
desenvolvido a partir de 1903 e produzido entre os anos de 1908 e 1927, época
em que atingiu a marca de mais de 15 milhões de unidades vendidas, recorde
superado apenas pelo Fusca na década de 70. Foi o primeiro veículo a ser
construído em uma linha de montagem e produzido em série, o que revolucionou a
indústria automobilística e fez com que o modelo saísse por um custo muito
menor que o de seus concorrentes, barateando o preço. No início, sua estrutura
era feita de madeira e revestida com chapas de aço.
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A fábrica no Brasil em 1922 |
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Antes da adoção da cor preta, o carro foi fabricado em diversas cores |
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O painel de um T onde podem ser vistas as alavancas ou o "bigode" |
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Um T aguardando restauração |
O carro possuía um motor de
17 cv de potência e um câmbio com duas marchas à frente e uma a ré, acionadas
por meio de pedal, que proporcionavam ao T uma velocidade média de 75 Km/h. Foi produzido em
diversas cores até 1914, quando passou a ser fabricado exclusivamente na cor
preta, visando uma redução nos custos da produção. Sobre isso, Henry Ford,
responsável pelo sucesso do automóvel, disse certa vez que o carro estava
disponível em qualquer cor, desde que fosse preta. No Brasil, ficou conhecido
como Ford Bigode, alusão às alavancas de ignição e aceleração em seu painel.
Raro item de colecionador, este marco do início do século passado pode custar
hoje em dia algo em torno de R$ 25.000,00, bem diferente do seu preço de
lançamento, que era de US$ 850,00.
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Lizzie, a modelo T dos filmes "Carros" 1 e 2 |
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Um Hot Rod feito a partir de um T 1914 |
Marcelo
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