7 de out. de 2015


ENTRE UM PAPO E OUTRO
PERNALONGA – 75 ANOS
 
 
 

 
 
Em julho passado, comemorou-se os 75 anos do coelho mais famoso das animações. Criado pelos americanos Tex Averym (1908-1980) e Robert McKimson (1910-1977), Pernalonga fez sua primeira aparição em um curta-metragem chamado “The Wild Hare” (“A Lebre Selvagem”), em 1940.  Foi neste desenho que fez pela primeira vez a famosa pergunta “What’s up, Doc?” (“O que que há, Velhinho?”).
 
 
 
A pergunta que se tornou a marca registrada do personagem
 
Happy Rabbit, que se tornaria Bugs Bunny

 
 
Antes de assumir a forma conhecida por todos, seu protótipo apareceu pela primeira vez em 1938 sob o nome de Happy Rabbit (Coelho Feliz) no curta animado “Porky’s Hare Hunt”. Neste desenho, o coelho apresentava características diferentes: seu pelo era branco e ele era ainda mais amalucado do que viria a ser.
 
 
 
A evolução de Pernalonga ao longo dos anos
 
"Bug's Bunny" ou "coelho de Bugs", em referência ao desenhista



 
Nos EUA, ele é chamado de Bugs Bunny, nome dado pelo cartunista Charlie Thorson (1890-1966). Segundo Mel Blanc (1908-1989), dublador oficial do personagem, o nome foi dado por conta de um papel com vários desenhos do coelho feitos pelo artista Ben Hardaway (1897-1957), que tinha o apelido de “Bugs”. Charlie Thorson identificou a folha como “Bug’s Bunny” ou "coelho de Bugs”, em referência a Ben Hardaway, o desenhista. Ao produzirem os cartazes promocionais do curta que estava sendo desenvolvido, o nome que estava escrito na folha se tornou o nome oficial do coelho: “Bugs Bunny”.
 
 
 
Mel Blanc, que deu voz ao coelho
 
Max Hare, personagem da Disney que influenciou a criação de Pernalonga

 
 
Alguns historiadores afirmam que a personalidade de Pernalonga foi influenciada por um personagem de Walt Disney, a lebre “Max Hare”, que apareceu pela primeira vez no desenho “Silly Symphony”, em 1935. Tex Avery, um dos criadores de Pernalonga, admitiu ter copiado um pouco da personalidade de “Max Hare”.
 
 
 
Com esta animação, Pernalonga foi um dos vencedores do Oscar
 
Ele também está na Calçada da Fama, em Hollywood

 
 
Ao longo desses anos, o protagonista estrelou mais de 160 curtas de animação e dois longas-metragens. Em 1958, foi premiado com o Oscar de melhor curta-metragem de animação, com o filme “Knighty Knight Bugs”, além de uma estrela na Calçada da Fama, em Hollywood. Pernalonga é a mascote corporacional da Warner Brothers.
 
 

 
Referência ao Oscar recebido em 1958
 
Parte da Turma do Pernalonga


 
 

Marcelo

Um comentário:

Unknown disse...

Que Legal Marcelo! Quanta informação que eu não conhecia apesar de gostar muito deste desenho que foi muito marcante em minha vida!