31 de jan. de 2016


HOMENAGEM

JOHN LYDON – 60 ANOS

 

 
 

Apesar de uma carreira contestada por muitos, John Lydon foi (e continua sendo) uma das figuras mais icônicas da história do punk rock. Ainda com os Sex Pistols e sob a alcunha de “Johnny Rotten”, revolucionou o cenário musical londrino na segunda metade da década de 70 e também o comportamento social dos jovens entediados daquela geração. Filho de imigrantes irlandeses, nascido no dia 31 de janeiro de 1956 em uma área pobre de Londres, John Lydon completa 60 anos. Parabéns e vida longa!

 

Marcelo

25 de jan. de 2016


SÃO PAULO – 462 ANOS

 


 


 

 

“Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso”


Parabéns, São Paulo!

 

 

 

Papo de Esquina

19 de jan. de 2016


CARICATURAS

 

Um pouco mais da excepcional arte do alemão Sebastian Krüger

 

 
John Lydon

Nick Cave

Noel Gallagher


 

Marcelo

18 de jan. de 2016


ENTRE UM PAPO E OUTRO

MTV BRASIL – ACERVO ABANDONADO

 

 


 

Apesar de um final melancólico, onde grande parte de sua programação já não apresentava quase nada de interessante ou com qualidade, é inegável a relevância da MTV Brasil para a música e para a arte principalmente no decorrer da década de 90. Infelizmente, semana passada foi noticiado que o riquíssimo acervo da emissora está se perdendo. Segundo consta, o arquivo está abandonado e apodrecendo no antigo prédio onde ficava a sede do canal, o que poderá apagar para sempre a história da emissora e momentos inesquecíveis proporcionados por ela. A Abril, antiga dona da MTV Brasil, chegou a tentar, em vão, um acordo com a Viacom, atual detentora da marca. Complicações jurídicas relativas a direitos autorais complicam ainda mais uma possível solução para o impasse. Verdadeiras relíquias, como grandes entrevistas, shows, vídeos e especiais competentemente produzidos pela MTV Brasil podem estar fadados ao esquecimento. Lamentável!

  

Marcelo

11 de jan. de 2016


O CAMALEÃO EM IMAGENS

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 

Marcelo

DAVID BOWIE (*1947 +2016)

 

 


 

Mais uma vez a música, a arte está de luto. David Bowie perdeu sua luta contra o câncer e faleceu neste domingo (10), surpreendendo a todos na manhã desta segunda-feira. De forma genial, encantou os amantes da boa música por mais de cinco décadas. Classificar David Bowie é tarefa quase impossível. Artista de grandeza maior, soube como ninguém inventar e reinventar-se, o que lhe valeu, merecidamente, o título de “Camaleão do Rock”. Calou-se o homem, fica o legado inimitável, insubstituível. Descanse em paz, Camaleão!

 

 


 

Marcelo

10 de jan. de 2016

BECO DA HISTÓRIA
OS SUBTERRÂNEOS DE EDIMBURGO
 
 
 
Edimburgo, capital da Escócia, é um dos pontos turísticos mais famosos do Reino Unido.  No final do século XVIII era uma cidade em expansão e duas importantes pontes foram construídas para facilitar seu crescimento. Uma delas, a South Bridge, finalizada em 1785, possuía 19 grandes arcos em pedra e parte de suas fundações formava um extenso labirinto de câmaras e túneis subterrâneos. A região da ponte tornou-se um importante centro comercial e suas catacumbas passaram a ser utilizadas como oficinas, cofres e depósitos pelos comerciantes. Contudo, as fundações da ponte apresentavam uma infiltração incontrolável e logo as câmaras foram abandonadas. Começava, então, um novo capítulo na história da ponte: seus túneis transformaram-se em abrigo para andarilhos, imigrantes desempregados, vagabundos, ladrões, prostitutas e jogadores, transformando-se num verdadeiro cortiço, mal iluminado ou totalmente escuro, úmido e fétido. As condições eram absolutamente desumanas: não havia água, saneamento, luz natural ou ar puro, além do frio intenso.
 
Esquema que mostra a estrutura da ponte




Os assassinos de South Bridge 
 
 
Mesmo nessas condições, a população nos subterrâneos era consideravelmente grande, assim como a taxa de mortalidade. Se tais condições não bastassem, crimes começaram a ocorrer nos subterrâneos da ponte. Naquele período, era comum restos mortais de indigentes e desafortunados servirem para o estudo da medicina e logo o tráfico de corpos se instalou em South Bridge. Traficantes utilizavam suas catacumbas para esconder corpos roubados do cemitério próximo e assassinos em série vitimavam moradores da ponte com a finalidade de os venderem para cirurgiões e estudantes locais. O caso mais famoso de tais atrocidades envolveu os irlandeses William Burke e William Hare, acusados de assassinarem 16 pessoas (a grande maioria mulheres) e venderem seus corpos para o médico Robert Knox que os utilizavam como material para dissecação em suas palestras. A onda de assassinatos de Burke e Hare durou cerca de dez meses.
 




O esqueleto e a máscara  mortuária de William Burke
 
 
Após a prisão dos assassinos, as provas dos crimes se mostraram frágeis em relação a Hare, que foi expulso de Edimburgo em 1829, sendo avistado pela última vez na Grã-Bretanha. Já William Burke foi condenado à morte e enforcado em 28 de janeiro de 1829, em frente a uma multidão de 25 mil pessoas, aproximadamente. Seu corpo foi dissecado publicamente e hoje seu esqueleto e sua máscara mortuária estão expostos no Museu de Anatomia da Faculdade de Medicina de Edimburgo. Não se sabe ao certo quando o complexo de catacumbas foi fechado, estima-se que teria sido entre 1835 e 1875. Em alguns pontos foram despejadas toneladas de entulhos e cascalhos, tornando-os inacessíveis. Somente a partir de 1988 as catacumbas tornaram-se parte do itinerário turístico da cidade, hoje visitadas não só por interessados na história do local, mas também por espiritualistas à procura de fantasmas daquele período.

 

 



Marcelo

9 de jan. de 2016


MUSAS DO ESQUINA

CAMILA RODRIGUES

 


 

A bela atriz Camila Rodrigues nasceu em Santo André, São Paulo, no dia 23 de agosto de 1983. Iniciou seus trabalhos na televisão em 2005. De lá para cá, foram cinco novelas e diversas participações em especiais e minisséries. No cinema, Camila atuou ao lado de Renato Aragão em um de seus filmes e aguarda a estreia de seu próximo longa-metragem, em fase de pós-produção. Recentemente, viveu a antagonista Nefertari na novela “Oz Dez Mandamentos”, da Rede Record, papel de maior destaque em sua carreira até então.

 











 



Marcelo